O Brasil teve 236 mortes por descarga elétrica dentro de casa em entre janeiro de 2016 e março de 2017. O dado evidencia a precariedade de muitas residências quando o assunto é manutenção.
Pesquisa feita pelo Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) e divulgada nesta quinta-feira (4), revela que quase metade das casas brasileiras (45%) não possui projeto elétrico. Em outros 26% dos imóveis, os donos não sabem ou não lembram se já o fizeram.
O diretor-adjunto da Procobre Antonio Maschietto explica que o fato de apenas 29% das casas possuírem projeto elétrico mostra que a maior parte dos imóveis, até mesmo os novos, podem ter algum problema.
“Pode ser que desde o início um projeto elétrico já esteja com risco iminente”, diz Maschietto ainda dá dicas para perceber se a sua casa tem algum problema na parte elétrica.
“O clássico é na cozinha, quando você liga, por exemplo, o micro-ondas e a máquina de lavar roupa. Se cair o disjuntor, é porque você está tendo uma carga além do que o sistema suporta. Possivelmente vai precisar trocar o cabo elétrico”, acrescenta.
Outros sinais de que algo não está bem é quando há tomadas chamuscadas, lâmpadas que piscam muito ou queimam com frequência.
A Procobre alerta que o projeto elétrico não deve ser feito por pedreiros ou eletricistas.
“O eletricista faz a correção do problema e a instalação, mas ele não está habilitado a fazer o projeto elétrico. O ideal em qualquer reforma ou obra é que haja sempre um engenheiro elétrico”, explica o diretor-adjunto.
Presente em 87% das residências, o chuveiro elétrico pode ser fatal se não estiver instalado corretamente.
“É proibido instalar tomada no chuveiro. Isso é muito comum, mas as pessoas continuam fazendo. As tomadas não vão atender à potência do chuveiro. Certamente você vai ter um aquecimento [da tomada]”, diz Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).
O levantamento mostra que 8% das casas têm chuveiro com tomada. Esses aparelhos devem ser ligados por conexões ou emendas diretas.
Benjamin, T ou extensão são itens presentes em praticamente todas as casas brasileiras. Mas eles também exigem cuidado. A pesquisa da Procobre mostrou que 46% da população admite que o número de tomadas na casa é insuficiente. Mais da metade usa esse dispositivo para ligar dois ou mais equipamentos à mesma tomada.
É muito importante nos manter informados para diminuir o risco de acidentes dentro da nossas casas. Veja aqui a pesquisa realizada pelo Procobre.
#SuaCasaSegura
Fonte: http://bit.ly/2qI3f1O