Notícias

Será que a sua instalação elétrica não merece um presente de fim de ano?

O fim do ano vem se aproximando e nessa época é muito comum as pessoas renovarem seus lares para receber os amigos para o Natal e o Reveillon. O que preocupa é que, na maioria dos casos, a renovação está relacionada à troca de revestimentos, pintura dos cômodos e outras mudanças estéticas. Raramente a instalação elétrica passa por uma renovação.

Imagine se depois de tudo pronto e decorado, acontecer uma pane no circuito elétrico e todas as luzes natalinas que enfeitam sua casa queimam ao mesmo tempo?

Além da frustração, o risco de um curto-circuito e um incêndio é enorme. Se todas as luzes se queimaram é porque ocorreu uma sobrecarga na instalação elétrica e a instalação de sua casa não comporta essa quantidade de luzes.

Portanto, antes de iniciar qualquer reforma, chame um profissional eletricista para verificar se o dimensionamento das tomadas existentes em sua casa irá suportar uma carga maior de energia, caso você resolva instalar as luzes natalinas, ou até mesmo a instalação de equipamento mais potente, como um ar condicionado.

As tomadas elétricas podem ser de 10 ampères (10A) ou 20 ampères (20A), dependendo da carga que devem alimentar. A definição da amperagem de cada tomada é determinada pelo projeto elétrico. Caso você não possua um projeto elétrico, um profissional poderá ajudá-lo a identificar quais tomadas estão instaladas em sua residência.

Conheça algumas dicas importantes para você utilizar de maneira segura as tomadas de sua casa:

  1.    Os “buracos” das tomadas de 10A têm um diâmetro menor do que os das tomadas de 20A impedindo que um plugue superior a 10A possa ser colocado.
  2. Nunca force a inserção de um plugue no caso dele não ser compatível com o diâmetro do furo da tomada elétrica.
  3. Observe atentamente a voltagem da tomada elétrica antes de introduzir o plugue de qualquer equipamento.

Veja o vídeo do Minuto Casa Segura sobre o padrão de tomadas: